Print
–––––––––––––––––––––––––––––- 
SUMÁRIO 
–––––––––––––––––––––––––––––- 
NOVA CAMPANHA
SITE DA NOVA CAMPANHA
CITAÇÕES DO MÊS
CRISE ALIMENTAR
LOBBYWATCH
APROVAÇÕES OGM / EXPANSíO
SUCESSOS NíO – OGM
BEM ESTAR CORPORATIVO
PROPAGANDA OGM
RESISTÊNCIA / INTERDIÇÕES AOS OGMs
PESQUISA
FUSíO DE EMPRESAS
CRIMES DE EMPRESAS
ALGODíO BT
CONTAMINAÇíO
MEDICAMENTOS OGM
CHINA
ENCRUZILHADAS GENÉTICAS
 
–––––––––––––––––––––––––––––- 
NOVA CAMPANHA
–––––––––––––––––––––––––––––- 

Mais em:
http://www.theecologist.org/pages/archive_detail.asp?content_id=1987

–––––––––––––––––––––––––––––- 
SITE DA NOVA CAMPANHA
–––––––––––––––––––––––––––––-

GMWatch lançou um novo site de campanha em www.banGMfood.org para ajudar as pessoas a agir, incluindo informações sobre:
*como alimentos OGM estão sendo introduzidos sorrateiramente
http://www.bangmfood.org/stealth-gmos
*Porque lavouras OGM e não-OGM não podem co-existir
*Porque precisamos tomar uma atitude – com referencias detalhadas a estudos científicos, mostrando os danos causados por alimentos OGM
http://www.bangmfood.org/publications

Mais:
*folhetos fáceis de ler, para baixar, imprimir e distribuir
http://www.bangmfood.org/publications
*como alertar seus representantes políticos para que não sejam enganados pela propaganda OGM
*campanha dizendo aos supermercados como eliminar os alimentos OGM sorrateiros de nossa alimentação
.http://www.bangmfood.org/take-action

Enquanto a parte da campanha do site focaliza o RU e a UE, outras partes do site tem relevância mundial, incluindo informação sobre:
*porque há maneiras muito melhores de alimentar o mundo do que os OGMs
http://www.bangmfood.org/feed-the-world
*como ver ou comprar filmes sobre os OGMs
http://www.bangmfood.org/films
*sites de campanha ao redor da terra
http://www.bangmfood.org/global-links

–––––––––––––––––––––––––––––- 
CITAÇÕES DO MÊS
–––––––––––––––––––––––––––––-

“A indústria da biotecnologia diz aos africanos que precisamos das lavouras OGM para enfrentar as necessidades alimentares de nossa população. Porem, nos paises ricos, a maioria das lavouras OGM são destinadas à alimentação animal e para a produção de agro-combustiveis danosos, nem apresentando produção maior do que as lavouras convencionais."
Nnimmo Bassey, Ação de Direitos Ambientais (ERA – sigla em inglês), Nigéria
http://www.feedingtheworldconference.org/

-    Mas nem todos estão sentindo o aperto espiralante dos preços dos alimentos. Algumas multinacionais ligadas à agricultura estão se expandindo rapidamente. O maior ganhador de todos pode ser a Monsanto: seus lucros, no primeiro trimestre, atingiram os $3,6 bilhões, um aumento de 26% sobre o mesmo período do ano passado.

-    Comentários de GM Watch: O Banco Mundial está entre os muitos, que identificaram o catalisador chave para a inflação global dos preços dos alimentos, como sendo a tentativa de usar alimentos como combustível – uma derrocada política pela qual a Monsanto fez lobby mais do que qualquer outra, mesmo quando ficou claro que desastre isto seria para a população pobre da Terra.
http://www.chicagotribune.com/business/chi-fri-adm-monsanto-jul25,0,4202606.story
http://freeinternetpress.com/story.php?sid=18696
 
+ A AGRICULTURA ORGNICA “PODERIA ALIMENTAR A AFRICA” – ESTUDO
A agricultura orgânica oferece à África a melhor oportunidade de quebrar a cadeia de pobreza e má nutrição na qual está presa ha décadas, conforme um importante estudo das Nações Unidas, a ser apresentado hoje.
O estudo constatou que, na África ocidental, as práticas tradicionais aumentaram a produção em 128%.
O cabeça do Programa do Meio Ambiente da ONU, Achim Steiner, disse que o relatório “mostra que o potencial da contribuição da agricultura orgânica em alimentar o mundo, pode ser muito maior do que se presumia.”
http://www.independent.co.uk/news/world/africa/organic-farming-could-feed-africa-968641.html
 
+ RU: PORQUE  QUE “A AVALIAÇíO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS AGRICOLAS E DE TECNOLOGIA  PARA O  DESENVOLVIMENTO” (IAASTD – sigla em inglês) ESTÁ SENDO IGNORADA?
No Dia Mundial da Alimentação, 16 de Outubro, o Grupo de Alimentação do RU publicou um manifesto exigindo saber, porquê, no meio de uma fome mundial, as recomendações do relatório do IAASTD (agricultores pequenos e “agro ecológicos” e métodos de baixos insumos e não OGMs) não estavam sendo implementadas. A reposta, provavelmente porque tem pouco a oferecer ao grande agro negócio.
http://www.ukfg.org.uk
 
+ CONFERÊNCIA SOBRE ALIMENTAÇíO MUNDIAL
“Alimentando o Mundo… As lavouras OGM são adequadas para isto? Se não estiverem, o que é? Centro de Conferências Queen Elizabeth II, 12 de Novembro de 2008, 10am – 4.45pm. Nesta conferência serão examinados, com seriedade e em profundidade, as alegações e contra alegações de uma das controvérsias mais críticas de nosso tempo – se os OGMs realmente são necessários para alimentar o mundo. Oradores incluem cientistas e especialistas que trabalham na área da fome, da pobreza e do desenvolvimento.
http://www.feedingtheworldconference.org/
FICHAS DE INSCRIÇíO AQUÍhttp://feedingtheworldconference.wordpress.com/downloads/

+ OS OGMs NíO SíO A ÚNICA MANEIRA DE SUSTENTABILIDADE
Lavouras OGM não são sadias e são inseguras; as empresas de biotecnologia continuam fazendo promessas que não podem cumprir, enquanto seu verdadeiro objetivo é aumentar seu domínio sobre as sementes para condenar o mundo à inanição, escreve o Professor Peter Saunders em um artigo para a revista Science in Society (Ciência na Sociedade).
http://www.i-sis.org.uk:80/GMnotthewaytosustainbility.php
 
+ BOOM  DO ETANOL
Afirma um artigo no  Financial Times: ‘‘apesar dos bilhões de dólares em dinheiro do contribuinte, gastos para subsidiá-lo, o etanol agora consome quase um quarto das lavouras dos EUA sem ter, até o momento, feito jus às esperanças esperadas dos seus efeitos benéficos, seja no meio ambiente seja na dependência dos EUA de energia alheia.’’  Ele acrescenta, “um grupo crescente de críticos influentes afirma que ele contribuiu, também, para os preços mais altos dos alimentos nos países mais pobres da Terra.” O boom do etanol nem foi benéfico para os investidores: “a indústria do etanol passou por um grande boom e uma derrocada, nos quais uma análise do Financial Times encontrou investidores sabidos, como Bill Gates, fundador da Microsoft, os quais, em conjunto, perderam bilhões de dólares http://www.ft.com/cms/s/0/32a108a0-9fd2-11dd-a3fa-000077b07658.html

+ RU: O NOVO MINÍSTRO DA CIÊNCIA, OUTRO ÍNTIMO DA INDÚSTRIA
Lord Drayson finalmente assumiu o antigo cargo de Lord Sainsbury como ministro da ciência – uma indicação que GM Watch previu, assim que o afastamento de Sainsbury foi aventado. Drayson, como Sainsbury, tem muitos interesses financeiros na biotecnologia. Ele é o antigo cabeça da BioIndustry Association (lema: “Promover a Biotecnologia no RU”) Assim como Sainsbury, Drayson é um doador do Partido Trabalhista e foi lhe concedido, em circunstâncias controversas, um título de nobreza pelo, então primeiro ministro do RU, Blair.
A controvérsia surgiu quando Drayson fez uma contribuição substancial ao Partido, enquanto o governo estava decidindo a quem seria concedido o contrato para uma vacina contra a varíola.
Drayson fez outra contribuição de meio milhão de libras ao Partido, seis semanas depois que o Primeiro Ministro o tornou Lord Drayson.
É estranho que o governo de Blair concedeu ,sem licitação, à empresa de biotecnologia PowderJect de Drayson, o contrato da vacina contra a varíola.
http://news.bbc.co.uk/1/hi/sci/tech/7651607.stm
http://www.corporatewatch.org.uk/?lid=2224
 
–––––––––––––––––––––––––––––-
APROVAÇÕES OGM / EXPANSíO
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ COMENTÁRIOS ATE 3 DE NOVEMBRO, PARA IMPEDIR MAMíO OGM NA FLÓRIDA
O Departamento de Agricultura dos EUA está aceitando comentários públicos ate 3 de Novembro de 2008, sobre um requerimento que permite a plantação comercial do primeiro mamão OGM no solo dos EUA. Se aprovado, isto significaria a remoção da supervisão regulamentadora para este mamão OGM.
Este requerimento tem implicações para todas as outras espécies de arvores OGM, pois o USDA e a indústria querem avaliar qual será a reação do público.
É crítico que todos os interessados com relação à ameaça dos alimentos OGM, respondam a esta solicitação do USDA
AJA: http://gmfoodwatch.tribe.net/thread/cf2fe1b5-f5f5-4e28-9872-3945161ed584

–––––––––––––––––––––––––––––-
SUCCESSOS NíO-OGM
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ SUCESSO NO CONTROLE DE PRAGAS DAS PLANTAS
Cientistas da Universidade de Lancaster afirmam ter encontrado uma maneira não-OGM de produzir plantas resistentes a pragas. Este método utiliza uma substância química produzida naturalmente pelas plantas.
http://news.bbc.co.uk:80/1/hi/sci/tech/7656078.stm
 
+ PAINÇO ENRIQUECIDO COM FERRO E FEIJíO PARA ÁFRICA E ÁSIA
Painço não-OGM enriquecido com ferro, e feijão estão sendo desenvolvidos no Harvest Plus Challenge (Programa de Desafio para Colheitas Melhores).
http://www.cgiar.org/enews/september2008/story_05.html
+ PLANTAS DE CHÁ NÁO-OGM RESISTENTES À SECA
Cientistas russos identificaram plantas de chá que são naturalmente resistentes à seca.
http://www.russia-ic.com/news/show/7144/
 
+ PIMENTA MALAGUETA  RESISTENTE A DOENCAS
Cientistas no Taiwan desenvolveram, por meio de métodos não-OGM, pimentas que resistem a doenças comuns.
http://www.seedquest.com/News/releases/2008/september/23829.htm
 
–––––––––––––––––––––––––––––-
BEM ESTAR CORPORATIVO
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ A MONSANTO QUER UM GRANDE SUBSÍDIO NO PAQUISTíO
O governo paquistanês esta cogitando em pagar à Monsanto um subsídio de $247 milhões (Rs 19 bilhão) ao ano para vender, no pais, a sua semente de algodão Bt.
A empresa, nos próximos dez anos pela "transferência de tecnologia" às empresas locais, embolsaria $1,2 bilhão.
Disse um agricultor que alguns funcionários dos departamentos interessados estão sendo “remunerados” por este bom negócio.
http://www.thenews.com.pk/daily_detail.asp?id=142524
 
–––––––––––––––––––––––––––––- 
PROPAGANDA OGM
–––––––––––––––––––––––––––––- 

+ “TOMATES ROXOS PODERIAM PREVENIR CONTRA O CANCER”
Cientistas britânicos modificaram geneticamente um tomate roxo, que contem altos níveis de anti-oxidantes chamados antocianinas, que removem os radicais livres causadores do câncer e de doenças cardíacas.
 Estes tomates roxos OGM, supõe-se, fazem bem às pessoas que comem mal, porquê fornecerão quantidades de antocianinas semelhantes, às que obteriam se comessem framboesas, amoras, cerejas, repolho roxo, etc.
 
O caso obteve ampla cobertura pela mídia. Porém, nenhum dos artigos que vimos pergunta porquê as pessoas às quais este tomate deve ser benéfico – descritas como “exigentes e que não querem mudar seus hábitos alimentares”, escolheriam um tomate  mais parecido como um cruzamento entre uma laranja e um chouriço.
http://www.newscientist.com/article/dn15040-purple-tomatoes-could-ward-off-cance r.html?DCMP=ILC-hmts&nsref=news1_head_dn15040
http://www.ansa.it/site/notizie/awnplus/english/news/2008-10-28_128275116.html
"Tomate roxo inferior as Ofertas da Natureza": bom artigo em http://www.naturalnews.com/024658.html

+ TOMATE ROXO ITALIANO SEM OGMs
A notícia da descoberta britânica vem pouco depois que uma equipe de pesquisa italiana anunciou sua própria variedade de tomate roxo, o "Sun Black".
 O tomate foi criado com técnica tradicional e tem a pele roxa, mas a parte interna tradicional é vermelha. Igual à equipe britânica, os pesquisadores italianos estavam tentando incrementar os níveis de antocianina do tomate. “Este tomate italiano é totalmente livre de OGMs e combina todos os elementos nutritivos de tomates, uvas pretas e amoras, que contem altos teores de antocianinas anti-oxidantes,” comentou um dos pesquisadores. “Ele agora está na sua segunda safra e combina as propriedades nutritivas de varias frutas em uma única fonte alimentícia."
http://www.ansa.it/site/notizie/awnplus/english/news/2008-10-28_128275116.html
 
+ LAVOURAS OGM  RESITENTES À SECA "PRONTAS EM QUATRO ANOS"?
Lavouras OGM resistentes à seca serão cultivadas pelos agricultores dentro de quatro a cinco anos, conforme o Dr. David Dennis, executivo chefe da Performance Plants S/A, em Kingston, Ontário. Porem Clare Oxborrow da Friends of the Earth (Amigos da Terra) comentou, “E preciso que aceitemos quaisquer alegações de que estas lavouras estão logo ali, com uma boa dose de desconfiança, pois já vimos este filme antes.”  
http://www.guardian.co.uk/environment/2008/oct/07/gmcrops.food
 
+ RESPOSTA A “LAVOURAS RESISTENTES À SECA” POR BY DOUG GURIAN-SHERMAN
O Dr. Doug Gurian-Sherman da União de Cientistas Preocupados, um ex especialista em biotecnologia no Acordo de Parceria Econômica (EPA – sigla em inglês), comenta o artigo acima (EXTRATO): Foi relatado na literatura científica, que o gene alvo desta empresa deve proporcionar uma tolerância significativa à seca, e dar rendimentos normais sob condições adequadas de umidade – uma consideração importante. Porém genes e proteínas freqüentemente têm funções múltiplas ... Neste caso, um estudo recente ... estabeleceu que o mesmo gene usado por esta empresa para conferir resistência à seca, também torna as plantas mais susceptíveis a uma variedade de doenças importantes em organismos vegetais. O gene pode ser uma parte básica da resistência a doenças das plantas. Ele pode conferir alguma tolerância à seca – mas à custa de fazer a lavoura muito mais susceptível a doenças, o que resultaria em perdas e maior uso de pesticidas.
 
–––––––––––––––––––––––––––––-
RESISTÊNCIA / INTERDIÇÕES AOS OGMs
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ AUSTRALIA:  GRANDE COMÍCIO CONTRA OS OGMs
Um Comício contra a introdução de lavouras OGM reuniu quase 1.000 pessoas na escadaria do Parlamento da Austrália Ocidental. Os agricultores presentes trouxeram cabras, galinhas e até um touro premiado. Peter Cundall, conservacionista e jardineiro disse: “Eu fiquei completamente surpreendido com o sucesso do comício. Eu sabia que as lavouras e a tecnologia OGM não eram populares, mas o dia de hoje realmente provou como elas são impopulares. Não há a menor dúvida – a grande maioria não quer os OGMs e o governo estadual deve prestar atenção e deixar que a democracia prevaleça.”
http://www.news.com.au/perthnow/story/0,27574,24577779-2761,00.html
 
+ A SYNGENTA DEVOLVE A FAZENDA NO BRASIL ONDE DOIS FORAM MORTOS
Colocando um ponto final a um conflito violento, a Syngenta devolveu, ao governo estadual, sua fazenda experimental no estado do Paraná, sul do Brasil. Isto pôs um ponto final a uma longa disputa entre os sem terra e a empresa suíça, que levou duas pessoas à morte. O governo agora promete usar a terra para a produção de sementes crioulas, para distribuí-las a pequenos agricultores e a paises pobres que foram devastados por furacões. A fazenda de 127 hectares, em Santa Tereza do Oeste, era usada pela Syngenta para testes de campo de suas lavouras OGM. Isso foi contestado porque, potencialmente, infringia uma lei de zoneamento.
http://www.brazzilmag.com/content/view/10091/
 
+ CUPULA DE SOJA NíO – OGM EM BRUXELAS.
Funcionários governamentais e membros da indústria de todo mundo se reuniram para a 2ª Cúpula Internacional de Soja Não-OGM, em Bruxelas de 7 a 9 de Outubro.Um dos oradores foi Cesar Borges da Sousa, presidente da ABRANGE, a Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não – OGM. O objetivo da Associação é tornar-se o principal fornecedor de soja livre de OGMs e “cultivar soja não transgênica para a UE enquanto a Europa quiser comprá-la.”
http://www.gmfreeireland.org/news/index.php

+ HAVAÍ: CONSELHO INTERDITA INHAME E CAFÉ
A modificação genética do inhame e do café, na Ilha Grande no Havaí, foi interditada por unanimidade, pela Câmara Municipal.
 
+ A UE MANTEM TOLERNCIA ZERO PARA IMPORTAÇÕES
A União Européia, por ora, mantém sua política de “tolerância zero” para autorizar a importação de variedades de plantas OGM, para ração animal. Os interesses da biotecnologia e dos importadores de ração procuraram alterar esta política, devido à preocupação de que importações com traços de plantas OGM não aprovadas seriam bloqueadas pela UE.
http://money.cnn.com/news/newsfeeds/articles/djhighlights/200810200534DOWJONESDJ ONLINE000159.htm
Comentários de GM Watch: Parece que toda esta boataria alarmista da indústria a este respeito fracassou, ao menos por enquanto. A verdade é que se ela tivesse de rotular carne, ovos e laticínios de animais criados com ração OGM, o mercado para ração animal OGM estaria morto da noite para o dia. Somente o logro ao consumidor permite que ele sobreviva,
ver: http://www.bangmfood.org/stealth-gmos
 
+ MANTENHA CLONES FORA DA CADEIA ALIMENTÍCIA
Segundo um estudo da EU, a grande maioria dos consumidores em toda a Europa, pensa que animais clonados e sua prole não devem se criados para alimentação. Atualmente não ha lei que impeça que carne e leite destes animais entrem na cadeia alimentícia. Nem há qualquer exigência de rotular alimentos proveniente de crias de clones.
http://www.dailymail.co.uk/news/article-1076023/Keep-cloned-animals-offspring-food-chain-demand-shoppers.html
 
+ PROTEJA AGRICULTURA DOS OGMs
A UE esta sofrendo de uma crise debilitante de Monsantose, causada pela sua atitude pouco científica e negligente com relação aos OGMs, alertou Greenpeace aos ministros do meio ambiente em seu encontro no Luxemburgo. Enquanto os ministros discutiam o futuro do sistema de autorização dos OGMs na UE, voluntários do Greenpeace, em uma ambulância, distribuíam estojos de primeiros socorros OGM para ajudar a combater as mentiras da indústria da agro-biotecnologia. Marco Contiero do Greenpeace disse, “Dados o clima e a crise de alimentos que o mundo esta sofrendo atualmente, os ministros devem proteger a Europa da perigosa distração pelos OGMs e ater-se a soluções reais. Nos precisamos de métodos modernos de agricultura que assegurem rendimento maior, que sejam mais resistentes às variações climáticas, que não destroem o meio ambiente e que possam assegurar segurança de alimentação.”

+ A AMERICA SE VIRANDO CONTRA ALIMENTOS OGM?
Importantes novos desenvolvimentos sugerem que a maré pode, em fim, estar virando contra a tecnologia OGM. A Soil Association publicou uma instrução sobre:
*o lançamento de uma nova iniciativa de rotulagem não-OGM nos EUA;
*as últimas sobre rejeição dos agricultores dos EUA a novas lavouras OGM;
*o inacreditável colapso do mercado para o hormônio OGM da Monsanto que aumenta a produção de leite.
Estes são desenvolvimentos importantes que estão sendo ignorados no RU, no atual debate sobre os OGMs.
 
No próximo ano o rótulo não-OGM será lançado por mais do que 400 processadores e retalhistas americanos, e tem o apoio de Barack Obama candidato presidencial. O diretor de políticas da Soil Association, Peter Melchett diz: “A rotulagem fez com que os consumidores deixassem de comprar leite de gado tratado com o hormônio do crescimento rBGH, levando as Costco, Kroger, Publix, Safeway e Wal-Mart a aderirem ao leite não-OGM em sua própria marca”. É o princípio do fim, em escala mundial, para os OGMs.
Veja detalhes da reportagem, em: http://www.soilassociation.org/gm

Baixe a reportagem em:
Terra dos livres de OGMs? Como o público Americano esta se virando contra os alimentos
http://www.soilassociation.org/gmOGMhttp://www.soilassociation.org/Web/SA/saweb.nsf/cfff6730b881e40e80256a6a002a765c /62b3b08dfb6cdaea80256a9500473789/$FILE/Land_of_free_GM_Report.pdf
Artigo sobre a reportagem no Daily Mail:
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1077297/U-S-begins-turn-GM-crops- a reportagem alega.html?ITO=1490
Artigo sobre o relatório no Farmers Weekly:
http://www.fwi.co.uk/Articles/2008/10/13/112619/us-consumers-rejecting-gms-says- soil-association.html
Inglaterra ‘fora de contexto’ acerca dos OGMs – artigo a respeito do relatório no Farmers Guardian:
http://www.farmersguardian.com/story.asp?sectioncode=1&storycode=21973
 
+ EUA: RETORNO DA SOJA NíO-OGM 
Custo menor das sementes e do controle de ervas daninhas, e maior produtividade renovaram o interesse em variedades de soja não-OGM, afirma Grover Shannon, agrônomo do Centro de Pesquisa Delta da Universidade do Estado do Missouri. A demanda estrangeira para soja não-OGM e a triplicação do custo do herbicida glifosato tornaram variedades convencionais mais atraentes para muitos produtores, disse ele.
http://agebb.missouri.edu/news/ext/showall.asp?story_num=4547&iln=49
http://gristmill.grist.org/story/2008/10/14/113813/15
 
+ INDIA: CAMPANHA CONTRA A BERINJELA Bt GANHA ÍMPETO
http://www.business-standard.com/india/storypage.php?autono=338486&chkFlg=

+RAÇíO ANIMAL OGM PREOCUPA CONSELHO NÓRDICO
O Conselho Nórdico pediu zonas livre de OGMs e uma rotulagem mais severa para produtos OGM na Região Norte sob a alegação que isto daria à região uma vantagem competitiva através da produção de produtos orgânicos livres de OGMs.
http://www.norden.org/webb/news/news.asp?id=8240&lang=6
 
–––––––––––––––––––––––––––––-
PEQUISA
–––––––––––––––––––––––––––––-

+CAPACIDADE DE APRENDER DA ABELNHAS AFETADA PELA TOXINA  BT
A população de abelhas está decaindo e a desordem de colapso de colônias (CCD – sigla em inglês) piorou dramaticamente a situação Acredita-se largamente que mais que um fator seja responsável. Um estudo recente identifica as lavouras OGM Bt como possíveis culpados. O estudo comprovou que abelhas alimentadas com uma forma ativa da proteína Cry1Ab (presente nas lavouras Bt), pode afetar o processo de aprendizagem responsável pela associação de fontes de néctar com odorantes.
http://www.bioscienceresource.org/news/article.php?id=35
 
+ ALGODíO BT COMPROMETE A QUALIDADE DO SOLO
O algodão Bt inibe a atividade de micróbios amigáveis do solo, conforme um estudo do Instituto de Pesquisa Agrária da Índia. O estudo verificou que o solo do algodão Bt contem menos nitrogênio mineral do que o solo do algodão não – Bt. Uma ação reduzida da atividade microbiana poderia, também, ter afetado a disponibilidade de nitrogênio no solo, pois os micróbios disponibilizam-no para as plantas, dizem os cientistas.
http://www.downtoearth.org.in/full6.asp?foldername=20081031&filename=sci&sec_id=12&sid=1
 
+ RESISTÊNCIA À SECA SE PROVA ILUSÓRIA
Um artigo no New York Times analisa as tentativas dos cientistas de construir, geneticamente, lavouras resistentes à seca. Um dos problemas são os efeitos imprevistos da engenharia genética: “Com tanto genes ativados a jusante, outros efeitos nas plantas poderiam ocorrer, além de requerem menos água. Em conferência recente sobre biotecnologia, um pesquisador de uma universidade mostrou uma fotografia de um algodoeiro tendo um gene inserido para um fator de transcrição. A maioria das folhas estava faltando.” O artigo finaliza, “Nenhum único caminho provavelmente será o suficiente para todos os tipos de seca.” Jian-Kang Zhu, professor de biologia de plantas na Universidade da Califórnia, Riverside, comenta, “ Provavelmente ninguém ainda achou um gene mágico. Provavelmente ele nem existe.” http://www.nytimes.com/2008/10/23/business/23drought.html?hp
 
–––––––––––––––––––––––––––––- 
FUSíO DE EMPRESAS
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ AUTORIDADE DE ALIMENTAÇíO ACUSADA ACERCA DE DESCISÕES OGM
Em uma reportagem analisando decisões recentes da autoridade, a autoridade para alimentação, responsável pela aprovação de produtos OGM na Austrália e na Nova Zelândia, foi acusada de favorecer os gigantes da agro química, à custa da saúde do consumidor. Padrões Alimentares Austrália Nova Zelândia (FSANZ – siga em inglês) é uma, senão a única, a aprovar todas as aplicações para produtos alimentícios OGM, alertou o diretor do Centro Integrado de Pesquisa em Biosegurança, da Universidade de Canterbury, o Professor Jack Heinemann.“Muitos outros regulamentadores, ao menos uma vez, negaram onde a Padroes Alimentares Australia Nova Zelandia (FSANZ – sigla em inglês) parece ter-se acovardado, sob pressão industrial ou política”, Diz o Professor Heinemann, descrevendo a autoridade como vitima de uma “legislação falha, que confunde objetivos comerciais com saúde publica.” Xml
Reportagem de Louise Sales – Louise.SalesATgreenpeace.org

+ A ITALIA DEVERIA SUSPENDER A INTERDICíO AOS OGMs – MINISTRO DA SAÚDE
A Itália deveria suspender a interdição sobre as lavouras OGM, disse Maurizio Sacconi, ministro da Saúde e do Bem Estar. Comentário de Irlanda livre de OGMs: Isto nunca será permitido pelos agricultores e consumidores italianos! Maurizio Sacconi designado por Berlusconi para ministério. Ele é filiado ao partido neo fascista Forza Italia, e tem sido comparado a Nikita Krushchev por bater com seus sapatos nos pódios de conferências.  O governo italiano deve manter uma distancia cuidadosa da indústria", Nature # 454, 667, 7 de Agosto de 2008.
http://www.forbes.com/afxnewslimited/feeds/afx/2008/10/20/afx5578934.html
http://www.nature.com/nature/journal/v454/n7205/full/454667b.html

+ MONSANTO RECUSA APOIAR A CONSTITUIÇíO DOS EUA
De acordo com uma companhia de investimentos que questiona a lealdade da empresa, a Monsanto está se recusando a "apoiar e defender" a Constituição dos EUA contra os inimigos da nação,. A Harrington Investimentos, S/A (HII) introduziu uma emenda obrigatória ao regimento interno da Monsanto, estabelecendo que seus diretores “apóiem e defendam a Constituição...”. A Monsanto, porém, esta contestando a proposta. Em 2005, a HII submeteu uma resolução que pedia a formação de uma comissão para supervisão de ética, em resposta de a Monsanto estar sendo multada por violação do decreto de Práticas de Corrupção no Estrangeiro.
http://newsblaze.com/story/20081021183714zzzz.nb/topstory.html
 
–––––––––––––––––––––––––––––- 
CRIMES DAS EMPRESAS
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ MONSANTO PREJUDICANDO AGRICULTORES NO IOWA
Agricultores do estado de Iowa estão pagando preços mais altos pelas sementes e com menos opções no mercado, porque a Monsanto controla acima de 90% do mercado de muitas lavouras.  “Sem concorrência, de ano em ano, a empresa tem elevado drasticamente os seus preços, tirando dinheiro do bolso dos agricultores e da economia rural do Iowa,” escreve Chris Petersen, presidente do Sindicato dos Agricultores. O artigo de Petersen aparece no Des Moines Register, um jornal que raramente publica material criticando a Monsanto. O procurador geral do Iowa, Tom Miller tem investigado as práticas de mercado da Monsanto, para estabelecer se violam as leis anti – truste.
http://www.desmoinesregister.com/article/20081017/OPINION04/810170347/-1/NEWS04
 
+ A BAYER ENFRENTA 1.200 PROCESSOS DO ARROZ
A derrota de Bayer em uma reivindicação dos rizicultores dos EUA, que como um grupo, está processando a companhia por contaminação pelo seu arroz OGM não aprovado, não põe fim ao assunto. A companhia ainda enfrenta 1.200 reivindicações individuais por contaminação de lavouras. Don Downing, advogado dos plantadores, afirma que as indenizações podem exceder a $ 1 bilhão.
http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid=auu3BOBRYwaE&refer=home
 
+ A MOSANTO COMBATE ALEGAÇÕES DE BIOPIRATARIA
A Junta para Biodiversidade de Andhra Pradesh está procurando obter o pagamento de royalties da Monsanto India Ltda., por informação genética que, ela alega, foi “roubada” de bactérias Bt achadas nos solos do Estado.
http://www.livemint.com:80/2008/10/30000949/Monsanto-battles-biopiracy-cla.html
 
+ CHARLES: “EU CULPO AS LAVOURAS OGM PELOS SUCÍDIOS DOS AGRICULTORES”
Os Insucessos das lavouras OGM contribuíram para causar um numero “realmente pavoroso e trágico” de suicídios entre os agricultores pobres na Índia, o Príncipe Charles afirmou em seu ataque mais franco ate hoje à tecnologia. Ele chamou o cultivo de lavouras OGM “uma questão moral global” e “um desvio errado no caminho de alimentar o mundo.” Ele associou a tecnologia a "comercio imoral" e "ciência desumana. "
 
Em sua conferência televisionada para a ONG Navdanya em Delhi, Índia, o Príncipe foi claro que ele ia continuar a falar contra as lavouras OGM. “O motivo pelo qual eu continuo a levantar minha cabeça de 60 anos acima de um parapeito cada vez mais perigoso, não é porque seja saudável”,disse ele, “mas precisamente porque eu creio fundamentalmente que, a não ser que trabalhemos com a natureza, vamos malograr na restauração do equilíbrio que necessitamos para sobreviver neste planeta.”
http://www.independent.co.uk/environment/green-living/charles-i–blame-gm-crops- para suicídios dos agricultores-951807.htmlhttp://www.independent.co.uk/environment/green-living/charles-targets-gm-crop-gi ants-in-fiercest-attack-yet-951808.html

+ RESPOSTAS AO DISCURSO DE CHARLES
O Dr. Julian Little da Junta de Biotecnologia Agrícola escreveu ao Independent no Domingo,para dizer que as alegações de Charles eram emocionais e sem apoio em fatos.
 Pois aqui estão alguns fatos para meditação do Dr. Little.
*Vidharbha Jan Andolan Samiti, a ONG dos agricultores com base em Vidharbha, consistentemente tem relatado que é o algodão Bt da Monsanto-Mahyco que a maioria dos cotonicultores em Vidarbha, que tiraram a sua vida, têm cultivado.
*O insucesso do algodão Bt na principal área de cultivo de algodão em Vidarbha foi confirmado até por Balasaheb Thorat, ministro  da Agricultura (pro-OGM), no Estado de Maharashtra. http://timesofindia.indiatimes.com/Cities/Nagpur/Bt_cotton_has_failed_in_Vidarbh a/articleshow/2030488.cms
* Aruna Rodrigues, que liderou um processo de interesse público para por fim às liberações de OGMs na Índia, incluiu dados sobre o problema dos suicídios entre os cotonicultores Bt, com provas, sob juramento, perante a Suprema Corte da Índia.
*Os terríveis problemas com o algodão Bt foram, também. testemunhados pelo afamado jornalista P. Sainath, a partir de suas próprias investigações e de relatórios oficiais.
http://www.thehindu.com/2006/11/25/stories/2006112502891100.htm
P. Sainath chamou de “arrasador”o impacto da Monsanto no Estado de Maharashtra, assim como de “assassina.. estúpida... mortal” a propagando da semente cara do algodão Bt para os agricultores endividados, que estão, predominantemente, cultivando algodão sob condições de seca e sem irrigação. http://www.tehelka.com/story_main19.asp?filename=Ne090906The_relief_CS.asp

–––––––––––––––––––––––––––––- 
ALGODíO BT
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ NA PRIMEIRA PÁGINA, PROBLEMAS NA INDIA
Eenaadu, um dos principais diários no Estado de Andhra Pradesh, trouxe uma reportagem de primeira página, no dia 21 de Outubro, com a manchete “Ataque na colheita de algodão com pragas.” Aqui estão alguns pontos de Kavitha Kuruganti do Centro para Agricultura Sustentável:* Os cotonicultores vão enfrentar um período de dificuldades. Doenças estão afetando as lavouras de algodão e o rendimento está caindo.
*Estima-se uma quebra de 40 – 50% na produção de algodão, calculada este ano em 56.000 fardos.
* A cochonilha espalhou-se junto com a murcha e a lagarta do tabaco.
*No início desta safra ocorreram boas chuvas, seguidas por um longo  período de seca. Nesta ocasião começou o ataque da cochonilha
*A safra nos distritos de Adilabad, Khammam, Warangal, Karimnagar e Nalgonda devem render menos. Os agricultores, aparentemente, não serão capazes recuperar seus investimentos.
*O custo da proteção das lavouras teve um grande aumento este ano. Os agricultores que recorreram a herbicidas usaram quase 2.000 rúpias por acre, além de, ao menos, seis pulverizações de pesticidas que custaram, em média, mais do que três mil rúpias por acre.
 
+ MORTES COM ALGODíO BT – ATUALIZAÇíO
Recebemos muitas reportagens do Dr. Sudhir Kumar Kaura sobre o horrível efeito do algodão Bt em animais e pessoas. no Estado de Haryana. Muitos búfalos alimentados com torta de algodão Bt adoeceram ou morreram subitamente. Surgiram, também, problemas com fertilidade. A reportagem afirma: “Agricultores da área dizem que os problemas com os animais, tais como prolapso do útero, abortos, mortes súbitas dos búfalos, redução na produção de leite e do teor de gordura do mesmo, problemas de pele e muitos outros não percebidos anteriormente, relacionados com a aversão a itens na alimentação que contêm sementes de algodão, tais como farelo de sementes de algodão e torta de algodão, estão crescendo. De acordo com aldeões e médicos, também em humanos, coceiras, erupções cutâneas com ferimentos subseqüentes, são muito comuns entre os que trabalham em lavouras de algodão Bt. As pessoas dizem que todos estes problemas coincidiram com a introdução do algodão Bt na região.
 
+ INDIA: ALGODíO BT FRACASSA NOVAMENTE EM VIDHARBA
Algodão Bt mais uma vez fracassa na região de Vidarbha, no estado de Maharashtra. Sessenta por cento da lavoura que previamente era afetada pela cochonilha  agora foi destruída por um fungo.  Os agricultores, contrariados com a falta de ação do governo estão ameaçando uma “greve de fome até à morte.” http://www.merinews.com/shareArticle.do?detail=Print&articleID=145093#
 
–––––––––––––––––––––––––––––- 
CONTAMINAÇíO
–––––––––––––––––––––––––––––- 

+ CONTAMINAÇíO OGM NO CHILE
Contaminação OGM de milho ocorreu. no Chile central “Esta é uma situação séria.pois o milho contaminado foi plantado ilegalmente, não tendo sido aprovado como semente pelo Serviço para Animais e de Agricultura (SAG), nem para consumo humano,” diz Maria Isabel Manzur da Fundación Sociedades Sustentables.

+REGRAS DO USDA PODERíO PERMITIR MEDICAMENTOS NA ALIMENTAÇíO
Regras novas propostas pelo  do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (USDA) não protegerão o fornecimento de alimentos nos EUA contra contaminação, em potencial, com medicamentos de lavouras "farma", e poderão permitir que medicamentos considerados "seguros" entrem na cadeia alimentar, afirma a União de Cientistas Preocupados(UCS – sigla em inglês). O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América ignorou as recomendações da Associação de Fabricantes e Mercearias, de grandes empresas de alimentação, da União de Cientistas Preocupados e de mais do que 100 organizações de agricultura, saúde e consumidores, de banir a produção, ao ar livre, de lavouras “farma” para alimentação.
http://www.ucsusa.org/news/commentary/usda-biotech-regulations-0148.html
 
+ DIGA A HERSHEY QUE PARE DE USAR AÇUCAR OGM
Alimentos OGM não são rotulados nos EUA, não são testados quanto à segurança e foram considerados como altamente suspeitos por cientistas independentes, principalmente para crianças que são especialmente vulneráveis a toxinas. Deixe a Hershey (fabricante de chocolate) saber o que você pensa a respeito do seu uso do açúcar OGM
http://salsa.democracyinaction.org/o/568/campaign.jsp?campaign_KEY=26087
 
–––––––––––––––––––––––––––––- 
MEDICAMENTOS OGM
–––––––––––––––––––––––––––––- 

+ EFEITOS COLATERAIS DA INSULINA OGM
 Isso motivou dois diabéticos a escrever ao South Gippsland Sentinel Times para descrever os efeitos colaterais sofridos, depois que passaram a usar a insulina OGM. Em um destes incluem-se “problemas de fala e conversação, fadiga, letargia, enxaqueca, alterações de humor, depressão, sensibilidade, suores noturnos, febre, desequilíbrio, inchaço alérgico do rosto, acordar com mal estar, dores no corpo e nas juntas, além de viver num estado de tristeza.” Ambos recuperaram a saúde depois que voltaram à insulina animal, não OGM
 
Suas experiências foram apoiadas pelo relatório 1996 da Bellagio, patrocinado pela Fundação Rockefeller, que examinava os efeitos colaterais da insulina OGM, concluindo que a insulina animal deveria “permanecer disponível em todos os países que atualmente tem esta possibilidade" e, que no futuro, um maior reconhecimento seja ser dado "ao valor das experiências do paciente com relação a reações adversas a medicamentos”
 http://www.diabeteshealth.com/read/1996/07/01/645.html

+ A CHINA ESTÁ PREPARADA PARA O ARROZ OGM?
Um artigo interessante na publicação científica Nature, examina as razões pelas quais a China está prosseguindo com a engenharia genética do arroz. O artigo não evita os problemas encontrados até o presente, incluindo o surgimento de pragas secundárias, redução da biodiversidade e da reserva genética, bem como da contaminação cruzada. Contém também um bom comentário de Kong Luen Heong, um entomologista do Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz em Los Baños nas Filipinas, que chama as lavouras OGM “uma solução de curto prazo para problemas de longo prazo, causados pelas monoculturas e pelo uso excessivo de pesticidas de amplo espectro. As pragas prosperam onde a biodiversidade está em perigo,” diz Heong. “Em vez de engenharia genética, porquê não construímos a ecologia aumentando a biodiversidade.”
http://www.nature.com/news/2008/081015/full/455850a.html
 
––––––––––––––––––––––––––––- 
ENCRUZILHADAS GENÉTICAS
Notícias e Pontos de Vista do Centro para Genética e Sociedade
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ DEBATE SOBRE BIOLOGIA GENÉTICA
por  Marcy Darnovsky, do Biopolitical Times
Uma sociedade chave advocatícia debate o pioneirismo da biologia sintética, acerca da “engenharia genética sobre esteroides” – construindo vida artificial a partir do zero.
http://www.biopoliticaltimes.org/article.php?id=4347
 
+ A ONU RETORNARÁ À CLONAGEM?
por Jesse Reynolds, do Biopolitical Times
Como os desenvolvimentos recentes estão afetando uma possível volta, dos esforços das Nações Unidas em prol de uma proibição internacional contra a clonagem.
http://www.biopoliticaltimes.org/article.php?id=4348
 
+ O RU CONCEDE TODOS OS DESEJOS DOS CIENTISTAS
por Jesse Reynolds, do Biopolitical Times
Um Projeto de lei revendo a omissão do RU sobre reprodução assistida e pesquisa com embriões, em essência, concedeu aos pesquisadores tudo o que pediam, e muito mais.
http://www.biopoliticaltimes.org/article.php?id=4344
 
+ MAIS DO MESMO
por Osagie K. Obasogie, Biopolitical Times
Preços em queda e endosso de celebridades, provavelmente serão as tendências para ficar, para a indústria da genômica pessoal.
http://www.biopoliticaltimes.org/article.php?id=4337
 
+ BEBÊS PROJETADOS: CRIANDO A CRIANÇA PERFEITA
O Centro para Genética e Sociedade está tentando encorajar o debate sobre o tópico da seleção genética, tão logo quanto possível. Richard Hayes, o diretor da organização, disse à CNN que o público em geral, na maioria dos países, está perdendo a oportunidade de tomar parte no debate.
http://www.geneticsandsociety.org/article.php?id=4349
 
+ NOVAS ESPERANCAS E PREOCUPAÇÕES, NA MEDIDA EM AVANÇAM OS TESTES COM O DNA.
Testes novos e mais perfeitos do DNA que triam fetos para uma gama mais ampla de anormalidades, desencadearam reclamações de que eles constituem mais um passo para uma sociedade que, na procura da criança perfeita, procura extirpar aberrações. http://www.geneticsandsociety.org/article.php?id=4339
 
+ PAINEL DE EUGENIA PESA OPÇÕES PARA A LEGISLATURA DE 2009
Entre 1929 e 1978, mais do que 7.600 pessoas foram esterilizadas, na Carolina do Norte, pelo programa de eugenia. Muitas destas já morreram, mas um comitê de legisladores estaduais esta tentando determinar como recompensar aqueles que ainda estão vivos. http://www.geneticsandsociety.org/article.php?id=4343