Print

–––––––––––––––––––––––––––––-
DA EDITORA CHEFE, CLAIRE ROBINSON
––––––––––––––––––––––––––––––

Por favor diga a todos seus amigos que não falam inglês a respeito dos nossos Resumos
Resumos em português, holandês e alemão.
http://www.gmwatch.org/p1temp.asp?pid=93&page=1

NOS PRECISAMOS DE SEU APOIO
*Se você gosta do estamos fazendo na GM Watch, por favor ajude nos continuando a fazer uma contribuição on line*
http://www.gmwatch.org/donate.asp

–––––––––––––––––––––––––––––-
RESUMO MENSAL – SUMÁRIO
––––––––––––––––––––––––––––––

PROPAGANDA, FRAUDE E LIBELO
RESISTÊNCIA/INTERDIÇÕES/RESTRIÇÕES AOS OGMs
APLICAÇÕES OGM/EXPANSíO
FIASCO DA REGULAMENTAÇíO NA ÍNDIA
CONTAMINAÇíO DO ARROZ
FRACASSOS OGM
TERAPIA GENÉTICA
TECHNO-UTOPISMO
BIO COMBUSTÍVEIS
NOTÍCIAS DAS EMPRESAS
CRIMES DAS EMPRESAS
FILANTROPIA DUVIDOSA
SUCESSOS NíO OGM
BIORISCOS OGM
RESUMOS

––––––––––––––––––––––––––––––
PROPAGANDA, FRAUDE E LIBELO
––––––––––––––––––––––––––––––

+ PROPAGANDA, FRAUDE   E LIBELO
O site da GM Watch recentemente foi forçado a sair do ar por quase uma semana, como resultado de uma ameaça legal a respeito do artigo que  pede que um ensaio científico premiado fosse desdito.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8216

Leia nossa resposta ao ataque da AgBioView à GM Watch sobre a o assunto PROPAGANDA, FRAUDE   E LIBELO – PARTE UM
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8228

PROPAGANDA, FRAUDE E LIBELO – PARTE DOIS
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8240

MAIS ACERCA DA CONTROVÉRSIA
Biotecnologia Canadá – Escândalo SLAPP (SLAPP – Sigla em inglês de “Ação Judicial Estratégica Contra a Participação Pública”)
http://www.i-sis.org.uk/BiotechCanadaSLAPPScandal.php

Canadá ataca a política irlandesa de lavouras OGM
http://www.gmfreeireland.org/morris/index.php

––––––––––––––––––––––––––––––
RESISTÊNCIA/INTERDIÇÕES/RESTRIÇÕES A OGMs
––––––––––––––––––––––––––––––

+ ERUDITO ISLMICO AFIRMA QUE COMÉRCIO COM ALIMENTAÇíO OGM É “CRIME CONTRA A HUMANIDADE”
No Quatar o proeminente erudito islâmico, Ali Mohyeedin al-Qurradaghi, conclamou comerciantes e consumidores a boicotar as empresas que comercializam mercadorias estragadas e alimentos OGM, dizendo que estas mercadorias enganosas são “um crime contra a humanidade” e que devem ser tratadas severamente. Ele culpou o aumento dos casos de câncer no mundo em, o que ele chamou de “fraude comercial”. “De acordo com o Sagrado Qur'an, frauda quem tem por fim arruinar a saúde dos outros pelas suas práticas danosas, e deve ser punido com a morte, em público,” disse ele em um sermão.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8237

CITAÇíO DO QU'RAN: “Coma e beba daquilo que Allah providenciou e não aja corruptamente, e não cause danos na Terra.“ (2:60)

––––––––––––––––––––––––––––––
EUA
––––––––––––––––––––––––––––––
+ EUA VIRARAM-SE CONTRA O HORMÔNIO DO CRESCIMENTO NO LEITE
O anúncio recente das lojas Kroger, proibindo o hormônio de crescimento rbST/rBGH do seu rotulo particular de leite, é parte de uma tendência nacional entre os processadores, atacadistas e fazendeiros de laticínios, diz uma reportagem de MinutemanMedia. org. Starbucks, Tillamook, Safeway e Restaurantes Chipotle que já começaram a deixar de usar o hormônio e a Laticínios Califórnia, Inc.,que produz quase 10 por cento do leite da nação,anunciou que tornou-se livre de rbST no dia 1° de Agosto. As empresas afirmam que a principal razão para esta decisão é a demanda crescente dos consumidores por laticínios livres hormônios.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8219

+ EUA A COMISSíO FEDERAL DE COMÉRCIO REJEITOU A RECLAMAÇíO DA MONSANTO SOBRE OS ANÚNCIOS DE LEITE
A Comissão Federal de Comércio rejeitou a reclamação da Monsanto de que os anúncios de leite , usando os termos "livre de hormônio de crescimento artificial” ou "livre de rBGH" são enganosos. A decisão foi anunciada na mesma semana em que Starbucks concordou em deixar de usar o suplemento OGM da Monsanto. A decisão significa que anúncios, como este da Borden, não fazem reivindicações enganosas a respeito da segurança do hormônio do crescimento.
“Nos trabalhamos exclusivamente com fazendeiros, que fornecem 100 por cento do nosso leite, cujas vacas que não foram tratadas com hormônios artificiais,” diz o anúncio da Borden. “Portanto, em quem você confia quando se trata do leito de sua família?” Sob a política do FDA, é permitido às empresas de alimentação declararem em seus rótulos que não usam o rBST, desde que elas não “levem os consumidores” a acreditar que o leite de vacas sem rBST é mais seguro ou de qualidade superior.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8232

––––––––––––––––––––––––––––––
CANADÁ
 ––––––––––––––––––––––––––––––
+ CANADÁ: FAZENDEIROS ORGNICOS PROCURAM AUDIÊNCIA COM SUPREMA CORTE
 Foram protocoladas ações perante a Suprema Corte do Canadá, pelos fazendeiros orgânicos do Saskatchewan, solicitando permissão de apelar contra a decisão de Maio de 2000, da Corte de Apelação do Saskatchewan, que lhes negou o status de ação coletiva, no seu processo contra  a Monsanto Canadá e a Bayer CropScience, por prejuízos causados por OGMs. 

O apelantes Larry Hoffman e Dale Beaudoin estão pleiteando compensação por perdas de canola, certificada como safra orgânica, devido  à contaminação das sementes de  canola por variedades OGM, da Monsanto e da Bayer. Se a Suprema Corte concordar em ouvir a apelação, esta for bem sucedida, o processo será certificado como um Processo Coletivo, sob  o decreto de Processo Coletivo do Saskatchewan, permitido aos fazendeiros  de irem a julgamento sobre esta  controvérsia.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8236

––––––––––––––––––––––––––––––
AUSTRÁLIA
––––––––––––––––––––––––––––––
+ AUSTRÁLIA: INTERDIÇíO À CANOLA PRECISA PERMANECER
Os Agricultores Biológicos da Austrália, grupo protocolou requerimento solicitando a continuação da moratória sobre lavouras OGM. Seu requerimento subiu aos governos da AS, NSW & Victoria que estão revisando a moratória proibindo o plantio de canola OGM. O resumo do requerimento encontra-se em:http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8214

Requerimento do Greenpeace Australia Pacifico, ao governo NSW sobre a revisão da moratória, lança mão de estatísticas de países que introduziram lavouras OGM, com resultados desastrosos para suas economias. O requerimento pode ser visto em:http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8226

+ SEMENTES A SEREM PROIBIDAS NA AUSTRÁLIA ORIENTAL
Sementes OGM serão proibidas para cultivo, venda ou importação na Austrália Oriental, sob a nova legislação apresentada nesta semana pelo Ministro da Agricultura Kim Chance. “O status de livres de OGMs da AO está proporcionando benefícios aos agricultores da AO, em termos bonificação para os preços da canola “qualidade alimentação não-OGM” bem como acesso continuado aos mercados exigentes da Europa, do Japão, da Índia e da China,” disse o Sr. Chance.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8235

+ GRUPO DE AGRICULTORES CRITICA SEVERAMENTE O RELATÓRIO PRO OGM
A Rede de Agricultores Preocupados atacou o novo relatório da indústria de grãos, que endossa a produção de canola OGM na Austrália O relatório, elaborado pela Single Vision Austrália, afirma que lavouras de canola OGM e convencional poderiam ser segregadas e a contaminação por pólen não excluiria os produtores dos mercados convencionais. Diz também, que o Canadá está recebendo preços melhores pela canola OGM do que a Austrália com variedades não-OGM.

Porém, Arthur Bowman, membro da rede, refuta esta afirmação. “O Canadá tentou segregar para salvar  os seus mercados, e não conseguiu,” disse ele. “Neste momento podemos vender em qualquer parte do mundo. Como foi citado por Kim Chance, no ano passado, estavamos vendendo a preços bonificados com relação aos preços do Canadá e em 2006 tivemos outro relatório de Mark Martin da AG Mercado, dizendo que os preços da canola, este ano, também serão bonificados pelo fato de termos este produto livre de OGMs.”
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8185

+ AUSTRÁLIA: GOVERNOS TAPEADOS ACERCA DE SAFRAS OGM
A "máfia OGM” roubou a cena da política Federal e está pressionando os estados a reverem sua moratória aos OGMs, diz o Dr. Charles Rue, um padre da Sociedade Missionária de Colombo. Escreve o Dr. Rue, “Os Governos dos Estados australianos foram apanhados em uma espécie de embevecimento religioso, pelas promessas de balas de prata da biotecnologia. Eles ser tornaram investidores ingênuos e, aparentemente, não percebem as estratégias econômicas da biotecnologia.”
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8223

+ RACHA TRANS-TASMANIA SOBRE O MILHO OGM
Surgiu uma divergência entre a Nova Zelândia e a Austrália sobre a aprovação do milho OGM da Monsanto. O Ministro de Segurança Alimentar da Nova Zelândia passou por cima da aprovação do milho para consumo humano, da Autoridade para Alimentação.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8169
 
––––––––––––––––––––––––––––––
TAILNDIA
––––––––––––––––––––––––––––––

+ MINISTRO DA TAILNDIA RECUA EM INQUÉRITOS OGM
O Ministro da Agricultura e das Cooperativas da Tailândia recuou do seu plano de obter aprovação do congresso, para suspender a interdição a testes de campo para lavouras OGM. Thira Sutabutra, o Ministro da Agricultura, disse que esta decisão foi feita em decorrência de violentos protestos, desde que ele havia anunciado este plano no início do mês. “É difícil avançar com isto, mas eu não vou desistir porquê a suspensão da interdição beneficiaria o país(!)," disse ele. O recuo veio depois que a rede ativista Biothai ameaçou tomar medidas legais contra o governo, se ele aprovar testes em campo aberto, de lavouras OGM. “Teste de campo definitivamente apresentarão um risco e um ônus para os agricultores pois não serão capazes de vender seu produto contaminado com OGMs” afirmou Witoon Lianchamroon da Biothai.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8233
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8204

+ TAILNDIA ONGs PROTESTAM CONTRA OGMs
Em um protesto anti-OGM, liderado por Greenpeace Southeast Asia, nove toneladas de mamão foram despejadas às portas do Ministério da Agricultura e
de Cooperativas, em protesto ao plano do ministério de promover a fruta OGM. Grande parte da safra de mamão tailandês foi contaminado com OGM, através de testes governamentais.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8230

––––––––––––––––––––––––––––––
ÍNDIA
––––––––––––––––––––––––––––––

+ KERALA, ÍNDIA: MINUTA DA POLÍTICA DA AGRICULTURA ORGNICA DENTRO DE UM MÊS
Com o propósito de declarar o estado indiano de Kerala como orgânico, espere-se que a minuta da política orgânica de Kerala  esteja concluída, em um mês, pelo governo do estado. Independente de partido, todos os membros da Assembléia estarão unidos em torno da decisão. A moção é uma proposta para salvar o estado da entrada de lavouras OGMs  e do uso de pesticidas químicos.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8236
 
––––––––––––––––––––––––––––––
 EUROPA
––––––––––––––––––––––––––––––
+ DECLARANDO A IRLANDA ZONA LIVRE DE OGMs 
O governo irlandês assumiu uma política de declarar a Irlanda zona livre de OGMs. Não existe plano de proibir ração animal OGM, porém o governo está encorajando os agricultores de, voluntariamente, interromper o seu uso, em resposta à exigência do mercado da EU.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8141

+ CONSULTA NACIONAL, NA ITÁLIA, ACERCA DE UMA AGRICULTURA LIVRE DE OGMs
Em um experimento democrático, organizado pela coalizão ITALIAEUROPA – LIBERI DA OGM (livre de GMO) milhares de eventos e inciativas serão realizadas, em toda a Itália, de 15 de setembro a 15 de novembro, com o fim de permitir os cidadãos aprenderem acerca de  alimentação e saúde. Os cidadãos terão a oportunidade de votar por alimentação boa e autêntica que exclui os OGMs. A iniciativa objetica obter, em um referendo, 3 milhões de votos.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8159

+ MONSANTO PROCESSA “X” POR ATAQUES AO MILHO
A Monsanto está processando pessoas não identificadas, na França, pela destruição de sementes de milho, em dois incidentes ocorridos esta semana. A Monsanto França protocolou queixa crime contra “X”, pela destruição de quatro tipos de milho que a empresa  estava testando. Em 2004, 45 por cento de todos os testes de campo da Monsanto, com sementes OGM, sofreram algum tipo de dano por ativistas. Em 2005 foram 55 por cento que sofreram algum dano, e em 2006 65 por cento
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8231

+ FINLNDIA AMPLA OPOSIÇíO À RAÇíO OGM
Conforme uma pesquisa encomendada pelo Helsingin Sanomat, metade da população desaprova integralmente a ração OGM e, acima de 90 por cento, acreditam que carne criada com esta ração deveria ser rotulada, informando o consumidor do seu uso.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8222

––––––––––––––––––––––––––––––
APLICAÇÕES OGM/EXPANSíO
––––––––––––––––––––––––––––––

+ SORVETE COM PEIXE OBTEM O OK NO REINO UNIDO
A Wall obteve autorizarão para usar a tecnologia OGM para fazer sorvete com baixo teor de gordura. A empresa vai usar uma versão artificial de uma proteína encontrada em peixes de água profunda. Ela acredita, que a chamariz de sorvete com baixa gordura terá mais valor, do que as dúvidas do público acerca da tecnologia OGM.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8160

––––––––––––––––––––––––––––––
AMÉRICA LATINA
––––––––––––––––––––––––––––––
+ MEXICO SOB PRESSíO PARA CULTIVAR PLANTAS OGM
O México está sofrendo pressão da Monsanto e da Cargill para cultivar plantas OGM em suas terras fértais, afirmou Miguel Luna, presidente da Coalizão das Organizações Democráticas Urbanas e de Agricultores.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8215

+ CONTROVÉRSIA SOBRE A APROVAÇíO DOS OGM NO BRASIL
A comissão de biosegurança do Brasil CNTBio aprovou duas diretrizes para o monitoramento do milho OGM e de sua co-existência com lavouras não OGM, a despeito de críticas internas. A criação das diretrizes era uma das condições para a liberação comercial do milho OGM, A decisão foi criticada por 7 dos  27 membros da CNTBio, que abandonaram a reunião em protesto, não só das diretrizes, como da maneira em que a votação foi conduzida. De acordo com os mesmos, seu pedido de que o assunto fosse estudado com mais cuidado não foi considerado. Afirmam eles que os debates foram conduzidos de “modo rápido e superficial.” Os debates se concentraram na discussão da liberação comercial  do milho OGM, de preferência à bio-segurança. Em uma carta à imprensa os 7 disseram, “Biosegurança não deve ser confundida com uma bandeira de ‘adotar os transgenicos’ no país.  Nos não podemos votar sem levar em consideração o princípio da precaução e os interesses da sociedade brasileira.”http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8229

––––––––––––––––––––––––––––––
FIASCO DA REGULAMENTAÇíO NA ÍNDIA
––––––––––––––––––––––––––––––
+ SUCESSO NA SUPREMMA CORTE SOBRE PROCESSOS OGM
Há mais uma vitória de Aruna Rodrigues e seus co-requerentes em sua disputa legal (Demanda de Interesse Público – DIP) sobre a regulamentação frouxa (alguns diriam corrupta) dos testes de campo na Índia.  Testes de campo não deveriam ser conduzidos agora,  até que estes e outros assuntos forem analizados: ***dados ambientais, de toxicidade e alergênicos relativos a todas a lavouras sob teste de campo devem ser publicados_ ***teste de contaminação deve ser conduzidos para cada ensaio_ ***a contaminação comprovada nos testes deve ser zero e os protocolos dos testes devem ser publicados,_
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8162

+ OS REGULAMENTADORES NíO QUEREM TESTE DE CONTAMINAÇíO
O regulamentador OGM indiano, GEAC, está tentando alterar a decisão da Suprema Corte, de que aqueles, conduzindo testes OGM, devem observar uma distância pre-estabelecida das lavouras não OGM, estabelecer testes capazes de detectar ao menos 0,01 % de contaminação genética e confirmar que não ocorreu contaminação. O GEAC quer reduzir a separação e eliminar os testes de contaminação.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8211

+ CARICATURA DA REGULAMENTAÇíO OGM
O regulamentador OGM da Índia não obedece à lei do país como também não é capaz de proteger os interesses dos agricultores e dos consumidores. Como tal, o próprio GEAC requer regulamentação, diz Bhaskar Goswami do Fórum para Biotecnologia e Segurança Alimentar.
Alguns dos abusos constatados são:
***Membros do CEAC têm conflito de interesses pois promovem lavouras OGM ou são membros de organizações patrocinadas pela biotecnologia. ***Em resposta a uma determinação da Suprema Corte, o governo indiano deve tornar públicos todos os dados relacionados com a avaliação da biossegurança de lavouras OGM. Ele disse que o GEAC poria esta informação no seu site, no entanto isto não foi feito.
***O GEAC deixou de observar as próprias regulamentações do governo indiano, com relação a testes OGM. ***O GEAC deixou de investigar relatos de alergias, doenças e mortes como conseqüência da exposição de pessoas e animais ao algodão Bt.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8209

––––––––––––––––––––––––––––––
CONTAMINAÇíO DO ARROZ
––––––––––––––––––––––––––––––
+ INDÚSTRIA AINDA ESTÁ TENTANDO EXPURGAR VARIEDADES DE ARROZ OGM
A indústria do arroz dos EUA ainda está tentado limpar variedades ilegais de OGM de seus suprimentos, um ano depois que o Departamento de Agricultura dos EUA anunciou que um arroz OGM não aprovado tinha sido descoberto nos seus estoques de arroz grão longo.
“Eu desejaria que isto nunca tivesse acontecido.,” disse Keith Glover, presidente e diretor da Producers Rice Mill Inc., em Stuttgart. “Isto realmente criou muitas dificuldades para muitas pessoas: Agricultores, moinhos, exportadores, comerciantes de sementes... todos na indústria sofreram o impacto.”
COMENTÁRIO DE GM Watch: Nunca houve comercialização de arroz OGM. Tudo o que foi necessário para causar esta catástrofe para a indústria do arroz nos EUA, foram testes de campo OGM.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8208

+ EMPRESA ALEMí PROCESSA OS EUA. MOINHOS DE ARROZ SOBRE O ARROZ OGM
Um industrial de alimentos na Alemanha, processou dois moageiros de arroz do Arkansas, alegando que seus embarques para a sua empresa continham arroz OGM não aprovado. http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8220

––––––––––––––––––––––––––––––
NOTÍCIAS DAS EMPRESAS
––––––––––––––––––––––––––––––

REDUÇíO DE SESSENTA E  DOIS POR CENTO NA RECEITA DA MAHYCO-MONSANTO
Na  Índia, a Mahyco-Monsanto Biotech reportou uma redução de 62 por cento na sua receita  no biênio 2006/2007. A  Monsanto Índia tem observado a erosão de suas receitas desde 2004/2005.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8182

+ ALIMENTAÇíO BIOTEC CARECE DE INVESTIMENTOS
As empresas que, geneticamente, alteram animais para (supostamente) produzir esterco não poluente e toucinho com ácidos graxos essenciais, não obtêm investimentos. Parcialmente, isto decorre porquê o FDA dos EUA ainda não determinou as regras, para a produção destes animais. Mas existe outro problema que o FDA não pode resolver: “... alguns especialistas acautelam que … os consumidores evitariam alimentos de animais transgenicos ...”
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8155

+ A ÚLTIMA AQUISIÇíO DA MONSANTO LIQUIDA AS ACUSAÇÕES DE SUBORNO
Em 2005, a Monsanto foi obrigada a pagar $ 1,5 milhões, depois de gastar, na Indonésia, acima de $ 700.00,00 em propinas, para obter a aceitação do algodão Bt. Agora com esta aquisição recente, a Delta & Pine e uma  subsidiaria, concordaram e pagar $ 300.00,00 para liquidar as acusações de suborno de funcionários turcos.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8143
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8146

––––––––––––––––––––––––––––––
CRIMES DAS EMPRESAS
––––––––––––––––––––––––––––––

+ UM PEQUENO VAZAMENTO DA MONSANTO AGORA UM GRANDE PROBLEMA
Um estudo da University of West Florida (UWF) encontrou níveis potencialmente   Escambia. De acordo com o estudo, uma indústria na margem do rio – na ocasião  pertencendo à Monsanto – descarregava diariamente 3,5 a 11,0 litros  de PCB durante o fim da década dos 60.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8177

+ CANOLA DERRAMADA NO JAPíO – NOVA VISTORIA
NíO!  
Campanha GMO publicou uma vistoria de canola derramada, encontrada crescendo no Japão. Estes achados demonstram como uma safra GMO pode ter impactos significativos, mesmo num país onde seu cultivo é proibido.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8179
+ BIOTECNOLOGIA  E A FACHADA DOS EUA – ALTRUISMO
Os anos recentes viram o surgimento do burguês romântico, o tipo da pessoa que pensa que os problemas da pobresa e da fome, podem ser resolvidos pelo mercado livre, diz um bom artigo de Jessica Long para a Information Clearing House (Câmara de Litígios) . “Um burguês romântico,”  escreve ela, “é um capitalista hipócrita:  Alguém, cujas intenções são socialistas, mas cujas prioridades são capitalistas. Eles são propagandistas ‘bem intencionados’ do mercado livre.” Entretanto, “O que eles recusam a reconhecer é que o mercado livre, é tudo menos livre. Apesar de permitir ao Norte global um espaço para o mercado livre, deixa o Sul global manietado.” Leia mais
em_http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8170

SUCESSOS NíO OGM
+ ARROZ NíO-OGM RESISTENTE À SECA ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO
Pesquisadores japoneses fizeram  progresso no desenvolvimento de um arroz não-OGM resistente à seca, para plantações na África e em outras regiões secas.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8165

––––––––––––––––––––––––––––––
RESUMOS
––––––––––––––––––––––––––––––

+ O LIVRO  “PENSADOR, EMBUSTEIRO, TENDENCIOSO, ESPIíO”
 Uma revisão da GM Watch do, livro PENSADOR, EMBUSTEIRO, SPINNER, ESPIíO: Relações Públicas corporativas e o Assalto à Democracia, editado por William Dinan e David Miller, encontra-se em
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8218
O livro contem um capítulo do livro "Biotech's Fake Persuaders" (Persuasores Fraudulentos da Biotecnologia), por Jonathan Matthews da GM Watch.