Print
Caros(as): Muitas novidades e reportagens fascinantes.
Editora Chefe: Claire This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
www.gmwatch.org / www.lobbywatch.org
–––––––––––––––––––––––––––––
RESUMO MENSAL – CONTEÚDO
––––––––––––––––––––––––––––––

INTIMIDAÇíO
GENÉTICA E SAÚDE
LOBYWATCH
FUSíO DE EMPRESAS
DESATRES OGM
RESISTÊNCIA/INTERDIÇÕES AOS OGMs
PATENTES SOBRE A VIDA
ALIMENTANDO O MUNDO
RESTO DO MÊS: RESUMO DAS NOTÍCIAS
 
–––––––––––––––––––––––––––––-
INTIMIDAÇíO
––––––––––––––––––––––––––––––  
+ AMEAÇAS A CIENSTISTA QUE MOSTROU OS PERIGOS DO OUNDUP
Reportagens da Argentino afirmam que houve tentativas de intimidar o pesquisador chefe de um estudo mostrando que Roundup – glifosato, o herbicida desenvolvido pela MONSANTO – pode causar defeitos cerebrais,  intestinais e cardíacos em fetos.   
O professor de embriologia Dr Andres Carrasco, é o pesquisador  chefe do estudo realizado na Argentina onde o Roundup é usado maciçamente na soja OGM resistente a herbicidas.
O Dr Carrasco tem trabalhado por quase 30  anos no desenvolvimento d embriões, e foi Presidente e  Secretário Adjunto do Conicet (Comissão Brasileira para Pesquisa  Científica). Atualmente trabalha no Ministério da Defesa.
O Dr Carrasco tem alertado que as doses do herbicida usadas em seu estudo “foram muito abaixo dos níveis usado nas pulverização das lavouras,” portanto a situação é “muito mais séria” do que o estudo sugere porquê o “glifosato não degrada.” De acordo com um artigo na imprensa argentina, depois que a notícia do estudo foi publicada, o Dr. Carrasco foi vítima de intimidações, quando quatro homens chegaram ao seu escritório na Faculdade de Medicina e agiram agressivamente.
Dois destes, que se dizia era membros de uma sociedade da indústria agro-química, porém recusaram-se a dar seus nomes. Os outros dois diziam que eram um advogado e um escrivão. Eles aparentemente interrogaram o Dr. Carrasco e exigiram ver detalhes de seus experimentos. Eles deixaram um cartão que os identificava como sendo de Basilico, Andrada & Santurio, representantes de Felipe Alejandro Noel.
O Dr. Carrasco diz que também ter recebido telefonemas ofensivos e que ocorreram, em jornais, comentários depreciativos sobre sua pesquisa o que liga com o agronegócio.  O Dr Carrasco, entretanto, continua resistindo às intimidações, dizendo “Se eu sei alguma coisa não vou calar a boca.”
Reportagem em espanhol:
http://www.pagina12.com.ar/diario/elpais/1-123932-2009-04-26.html
Artigos sobre a pesquisa:
http://tiny.cc/CbFSd
http://www.ipsnews.net/news.asp?idnews=46516 http://www.laht.com/article.asp?ArticleId=331718&CategoryId=14093
 
–––––––––––––––––––––––––––––-
SAÚDE E GENÉTICA
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ “BALA GENÉTICA MÁGICA” CURAS COMPROVAM SER UM FALSO DESPERTAR
O geneticista, Prof. Steve Jones, tem afirmado que a esperança  que a pesquisa genética poderia dar cura para uma porção de doenças comuns tem-se revelado  um “falso despertar”. Disse Jones, que a crença de que alguns poucos genes têm a chave de livrar o mundo de condições tais como o câncer e o diabetes, tem se provado “completamente errada”. Na maioria dos casos, centenas de genes são responsáveis, e freqüentemente eles têm menos efeito do que outros fatores como dieta, estilo de vida e meio ambiente.

“Não se faz matar a galinha que põe os ovos de ouro, nem morder a mão que te alimenta... Pensávamos que ela (a pesquisa genética) iria mudar as nossas vidas, mas isto se mostrou ser um falso amanhecer.”
http://tiny.cc/8px8I
 
+ TOMATES ROXOS NíO VíO DERROTAR O CANCER – PESQUISA DO CANCER  NO RU
O Sérviço Nacional de Saúde no RU publicou uma resposta cética, pondo em dúvida a propaganda do Centro John Innes para OGMs “os tomates roxos vão derrotar o câncer”:
http://www.nhs.uk/news/2008/10October/Pages/Purpletomatoes.aspx
A Instituição “Cancer Research UK” também publicou um  artigo de alerta semelhante. A Cancer Research UK observa que o câncer é uma moléstia complexa que pode ter múltiplas ‘causas’ – incluindo genes herdados dos pais, estilo de vida adotado subseqüentemente, e, infelizmente, um pouco de azar também. O problema com boa parte da cobertura dada à história do super-tomate, é que ele passa ao largo desta complexidade, sugerindo que uma única mudança no estilo de vida – compra de frutas e hortaliças de alta tecnologia – pode compensar por tudo que foi exposto acima.
http://scienceblog.cancerresearchuk.org:80/2008/10/27/purple-tomatoes-wont-beat-cancer/


+ PERGUNTAS SOBRE SUPLEMENTAÇíO ANTIOXIDANTE
Os tomates OGM da JIG foram alterados geneticamente para conter um alto teor de antioxidantes. Entretanto estes são abundantes em muitos alimentos naturais. Além disso, de acordo com um artigo publicado no New Scientist, o júri ainda está indeciso se uma suplementação antioxidante é desejável. “ O mito antioxidante: um conto de fadas médico” conclui: “suplementos e extratos parecem não funcionar ou podem, até, ser perigosos: se as doses forem altas demais e produzem radicais livres demais. Por enquanto o conselho é simples. “...Não comece a tomar suplementos de altas doses ou alimentos altamente fortificados, até sabermos mais.”
http://www.newscientist.com/article/mg19125631.500

+ REFORMULANDO O DEBATE SOBRE OS OGMs
Apesar de o Instituto do Cancer Research UK e o Serviço Nacional da Saúde terem criticado as alegações para o tomate roxo OGM, o JIC, cujas informações à imprensa desencadearam o tom e as alegações falsos em sua cobertura, veja a história como um meio excelente de promover os OGMs. Em um artigo de capa em uma publicação interna, JIC observou entusiasticamente:“Nossa pesquisa teve comentários muito positivos em todo mundo… e já teve um impacto societário no RU, ajudando a reformular o debate sobre os OGMs.”
+ O GRANDE BIOFARMA TENTA DOURAR A PILULAUm artigo no The Guardian diz que a industria farmacêutica está tentando a reconstruir sua imagem, perante um público cético com a ciência e as lavouras OGM. A Bayer está promovendo uma série de seminários para a idade dos 12 aos 18, em "Baylabs" afirmando ter obtido sucesso em abrir as mentes juvenis “para a complexidade do debate sobre os OGMs.”
http://www.guardian.co.uk:80/business/2009/apr/22/pharmaceuticals-industry-gm
 
––––––––––––––––––––––––––––––
LOBBYWATCH
––––––––––––––––––––––––––––––
 
+ O GUIA OGM “SENSE ABOUT SCIENCE” (COMPREENSíO DA CIÊNCIA) DEIXOU DE REVELAR AS ASSOCIAÇÕES COM A INDÚSTRIA
Um artigo – ‘Expurgando a Biotecnologia de afirmações indesejáveis’ – publicado na última edição do The Ecologist da as dicas sobre o guia do grupo de lobby OGM  “Sense About Science's” e sua omissão em divulgar o alinhamento da indústria da biotecnologia com muitos dos seus autores.  Agora nas prateleiras:The Ecologist, Maio de 2009, p.12
http://theecologist.org/pages/current.aspThe Ecologist, Maio de 2009, p.12
 
http://blogs.desmoinesregister.com/dmr/index.php/author/philip-brasher/
 
+ OGM PROMETE  DEMAIS E ENTREGA DE MENOS
Escrevendo no Grist a respeito da promessa de Vilsack diz Tom Laskawy: “Eu espero que ele esteja falando sério em trazer ao que ele se refere como “ciência agrícola” para frente e ao centro, porquê se estiver, talvez ele verá, enfim, que a maré da pesquisa se voltou contra as sementes OGM... Mesmo pesquisas da própria Monsanto mostraram os limites das técnicas OGM. Conforme uma pesquisa patrocinada por ela as lavouras Roundup Ready ainda requerem uma investimento significativo, manejo cuidadosos de pragas e na aplicação de múltiplas espécies de pesticidas.E daí? O lado obscuro presume-se deve ser o caminho rápido e fácil. Agora revela-se que a coisa nem faz o que deveria fazer. Isto é um imperador seriamente nu.
 
+ HOMEM DE GATES OBTEM POSTO NO USDA
Rajiv Shah foi nomeado para o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Shah faz parte da diretoria da Aliança para uma Revolução Verde na África (AGRA) e é diretor do programa  de Desenvolvimento Agrícola da Fundação Gates. Os esforços agrícolas da  Fundação Gates foram criticados devido a sua ligação com a Monsanto. Em 2007 a Fundação Gates nomeou Rob Horsch, há muito vice presidente da Monsanto, diretor substituto da sua iniciativa de desenvolvimento da agricultura.
http://blog.seattletimes.nwsource.com/philanthropy/2009/04/17/gates_foundations_raj_shah_pic.html
 OBAMAAquí, mais sobre as tentativas do grupo de lobby  Mid-America CropLife Association (Assocação Sentro-americano), de convencer a Sra. OBAMAObama contra os princípios orgânicos na horta da Casa Branca:
http://www.timesonline.co.uk:80/tol/news/world/us_and_americas/article6146396.ece

––––––––––––––––––––––––––––––
FUSíO DE EMPRESAS
––––––––––––––––––––––––––––––

+ GRANDES EMPRESAS E AS UNIVERSIDADES: ONDE ESTÁ O LIMITE?
David Chicoine é o  presidente da Universidade Estadual de  South Dakota, a Universidade Estadual de Concessões de Terra (concessões de terra recebem dinheiro público para pesquisa em agricultura) e sua principal instituição de pesquisa e ensino. Recentemente ele aceitou uma posição remunerada de consultoria para a Monsanto. Em 2009, diz um artigo de Alan Guebert, a Monsanto pagará a Chicoine US$ 400.00 em dinheiro e ações – cem mil a mais do que seu salário como presidente da Universidade.
Monsanto U: Encampação das escolas públicas pelo agronegócio
http://www.alternet.org/environment/76804/?page=entire
Seedy Monsanto:
http://www.mtexpress.com/index2.php?ID=2005125838http://www.mtexpress.com/index2.php?ID=2005125838

Legado de poluição global da Monsanto:
http://www.opednews.com/articles/Monsanto-s-Global-Pollutio-by-Barbara-Peterson-090428-441.html
http://www.sourcewatch.org/index.php?title=Monsanto's_Global_Pollution_Legacy
 
––––––––––––––––––––––––––––––
DESASTRES OGM
––––––––––––––––––––––––––––––
 
+ EXPLOSíO DE SUPER ERVAS DANINHAS AMEAÇA A SOBREVIVÊNCIA DA MONSANTO Super ervas daninhas resistentes ao glifosato estão infestando as lavouras OGM da Monsanto nos estados sulinos dos EUA, levando ao agricultores a usar mais herbicidas, voltar às lavouras convencionais ou, até abandonar suas fazendas, diz uma repintagem da France 24. Super ervas daninhas já apareceram nos estados de Georgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Arkansas, Tennessee, Kentucky e Missouri.
 
Atualmente 100.000 acres na Georgia encontram seriamente infestados com beldroega e 29 municípios confirmaram  a resistência ao glifosto, de acordo com o especialista em ervas daninhas, Stanley Culpepper da Universidade da Georgia.
 
Em 2007, 10.000 acre de terra foram abandonados n o município de Macon, o epicentro da explosão de super ervas daninhas, Alan York da Universidade Estadual da  Carolina do Norte disse à mídia.
http://tiny.cc/vTMid
 
+ A TRAGÉDIA DOS SUICÍDIOS DE AGRICULTORES NA ÍNDIA
Boas reportagens sobre as causas  dos suicídios de agricultores na Índia e soluções prontamente disponíveis.  
http://www.huffingtonpost.com/mallika-chopra/the-tragedy-of-farmers-su_b_189843.html
http://www.huffingtonpost.com/vandana-shiva/from-seeds-of-suicide-to_b_192419.html
 
––––––––––––––––––––––––––––––
RESISTÊNCIA  /  INTERDIÇíO AOS OGMs
––––––––––––––––––––––––––––––
 
+ INTERDIÇÕES OGM “NíO PODEM SER IGNORADAS EM BRUXELAS”
A interdição alemã ao milho MON810 OGM teve amplo apoio no público alemão.
O jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung comentou: “Aos quatro países pequenos da UE que já baniram o MON810 agora se dois grandes juntaram o seu peso: primeiro a França e agora a Alemanha. Esta evolução não pode ser ignorada em Bruxelas.”
http://www.spiegel.de/international/germany/0,1518,619347,00.html
 
+ MONSANTO PROCESSA A ALEMANHA PELA INTERDIÇíO DO MILHO OGM
A Monsanto diz que iniciou processo legal contra a decisão da Ministra da Agricultura da Alemanha, Ilse Aigner de banir o cultivo e a venda do milho OGM MON 810 da Monsanto, o que impediu que fosse semeado para a colheita deste ano.
http://www.guardian.co.uk/business/feedarticle/8467513
http://www.guardian.co.uk/environment/blog/2009/apr/28/monsanto-court-germany-gm-maize
 
ALEMANHA: AGRICULTORES PROTESTAM CONTRA PATENTES SOBRE ANIMAIS E PLANTAS
Acima de mil agricultores com a participação do organizações de ajuda ao meio ambiente e desenvolvimento, protestaram, e Munique  contra o patenteamento de animais e plantes. Acima de 5.000 pessoas e umas 50 organizações assinaram uma oposição conjunta contra a patente sobre porcos para abete de crescimento rápido, originalmente pedido pela Monsanto
Os participantes na marcha de protesto, realizada sob a bandeira “Pare o patenteamento da pobre criatura”, estão pedindo que patentes sobre a vida seja proibida por lei. Greenpeace apresentou uma nova pesquisa das patentes autorizadas pela Agência Européia de Patentes, mostrando que estes agora abrangiam desde a criação de vacas até o leite. A marcha em Munique contra patentes sobre a vida estima-se ter sido a maior, até agora, na Europa  
http://www.no-patents-on-seeds.org/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=3&Itemid=28&lang=en
 
+ MINISTRA ALEMí PRESSIONADA Para INTERDITAR AS BATATAS OGM
Ilse Aigner Ministra da agricultura alemã está sob pressão de seu partido a União Social Cristã para interditar o plantio de batatas OGM
http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601100&sid=aG9BW_W1SEEo&refer=germany
 
SOBRE A INTERDIÇíO DO MILHO OGM
O Comissário do Meio Ambiente da EU Stavros Dimas disse que a União Européia “refletiria” sobre a decisão da Alemanha de interditar o milho OGM MON810. A Alemanha é sexto país da EU a introduzir uma interdição provisória para o MON 810, seguindo ações semelhantes tomadas pela França, Áustria, Hungria, Luxemburgo e Grécia.
A Comissão Européia tentou forçar a Austria a Hungria de reverter suas interdições sobre esta lavoura, porém sua decisão foi derrubada pela maioria das nações da UE no mês passado.
Uma fonte próxima à Comissão Européia disse que a interdição alemã poderá trazer uma revisão da legislação européia sobre lavouras OGM. Através da Europa a opinião pública agora se opõe contra e se o povo for consultado mais uma vez, “haveria uma rejeição” a fonte disse sob anonimato.
http://www.eubusiness.com/news-eu/1239807722.48
NOTA: Euro News recentemente concluiu uma pesquisa telefônica sobre alimentação e cultivo OGM:
Organismos geneticamente modificados devem ser banidos na Europa?
Sim: 79%
Não: 18%
Não sabem: 3%
 
+ OPONENTES ÀS LAVOURAS OGM PROTESTAM NA ESPANHA
Milhares de pessoas foram às ruas da cidade espanhola de Zaragoza exigindo uma interdição de lavouras OGM. Ela querem que seu governo siga o exemplo da  Alemanha banindo o milho OGM.
http://www.euronews.net/2009/04/18/opponents-of-gm-crops-protest-in-spain/
Neste vídeo ótimas imagens do protesto em Zaragoza:
http://www.euronews.net/2009/04/18/opponents-of-gm-crops-protest-in-spain/
Zaragoza é a capital de Aragão, que conforme mostra uma pesquisa sofreu uma reduão de 75% de sua area dedicada à agricultura  de milho orgânico desde a introdução do milho transgênico. Comprovado, a coexistência é impossível.
http://www.innovations-report.de/html/berichte/studien/bericht-113314.html
http://bangmfood.org/quotes/24-quotes/31-gm-and-non-gm-crops-cannot-coexist
 
+ LUXEMBURGO DIZ NíO AO ARROZ OGM
De acordo com uma pesquisa de opinião pública, cerca de 75% dos residentes no Luxemburgo se opõe ao cultivo e comercialização de alimentos OGM.
http://fooddemocracy.wordpress.com/2009/04/16/luxembourg-says-no-to-genetically-modified-rice/
 
TRÊS EM QUARO ITALIANOS NíO QUEREM OS OGMsQuase três em quatro italianos (72%) acham que alimentação OGM é menos saudável do que a alimentação tradicional. Além disso a oposição entre os italianos continua crescendo.Fonte: www.coldiretti.it  
 
+ IMPORTANTE: TOME UMA ATITUDE COM O ARROZ OGM DA BAYER
Nas próximas semanas a EU decidirá se o arroz LL62  OGM da Bayer tolerante ao glufosinato poderá entrar  nos países da EU, aparecer nos nas gôndolas dos supermercados e terminar nas nossas mesas.
Nota: o acredita-se que o glufosinato é tão tóxico que em breve será interditado na Europa.
TOME UMA ATITUDE:  http://www.greenpeace.org.uk/blog/gm/rice-20090416
 
+ O GOVERNO ESCOCEZ APOIA UMA OPOSIÇíO GLOBAL AOS OGMs
Em uma palestra em vídeo à quinta conferência internacional sobre regiões livres de OGMs na Europa a nova Ministra do Meio Ambiente Roseanna Cunningham reafirmou enfaticamente a posição do governo escocês contra os OGMs. Disse Cunningham, “Estamos ficar ombro a ombro  com outras nações que se opõem aos OGMs e lutar pelo que nosso povo quer.
http://www.scotland.gov.uk/News/Releases/2009/04/24150325
http://www.scotland.gov.uk/News/Releases/2009/04/24150325/Q/Video/548
http://www.scottish.parliament.uk/business/pqa/wa-09/wa0422.htm
 
+ TORNAR A SUÉCIA LIVRE DE OGMsUma municipalidade no município de Jamtland, Suécia  chamada ARE anunciou sua decisão de trabalhar para fazer o município livre de OGMs. A primeira municipalidade livre de OGMs é Ostersund em Jamtland. De acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal dos agricultores ATL, quase  80% dos agricultores na Suécia não se interessam em cultivar lavouras OGM ou usar rações POGM para os animais.Fonte: Akiko Frid

+ IMPEÇA A ALFAFA OGM NO CANADÁ
Oitenta grupos incluindo associações de agricultores e empresas de alimentação de todo o Canadá aderiram clamor crescente de impedir a introdução e testes de campó da alfafa OGM da Monsanto.

 
 “ A contaminação da alfafa seria inevitável e irreversível. Já vimos o fim da canola orgânica devido à contaminação com OGMs e não podemos nos dar ao luxo de perder a alfafa,” disse Arnold Taylor do Diretório orgânico de Saskatchewan. “Porque ela é polinizada por abelhas, os genes da alfafa OGM da Monsanto se espalharia incontrolavelmente.” Para maiores informações e ver a lista dos grupos que endossam a campanha:
http://www.cban.ca/NoGMOAlfalfa
 
+ CONSUMIDORES AINDA NíO QUEREM O TRIGO OGM
 
––––––––––––––––––––––––––––––
PATENTES SOBRE A VIDA
––––––––––––––––––––––––––––––
 
+ NOVO RELATÓRIO SOBRE AS PATENTES SOBRE A VIDAO Escritório de Patentes Europeu está concedendo mais direitos de propriedade sobre  alimentos, plantas e sementes que foram desenvolvidos do modo convencional, diz nova reportagem do Greenpeace, Não às Patentes sobre a Vida, a Declaração de Berna, Swissaid, o Fundos de Desenvolvimento e Misereor. Além de milho e alface, arvores, alimento para nenês e cerveja  são requeridos nos 500 pedidos de patentes pesquisados pela organização No Patents on Life (Nenhuma Patente sobre a Vida) e em aproximadamente 70 patentes já concedidos. As organizações envolvidas estão pedindo que a enxurrada de patentes seja parada por diretrizes políticas.
http://www.no-patents-on-seeds.org/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=3&Itemid=28
 
+ LAVOURAS OGM MÁS NOTÍCIAS PARA OS AGRICULTORES
Arranjos de patentes OGM não aprovadas não ajudarão aos agricultores do Sul a se adaptar às mudanças climáticas, diz uma reportagem de SciDevNet.
http://www.scidev.net/en/opinions/gm-crops-and-the-gene-giants-bad-news-for-farmers.html
 
––––––––––––––––––––––––––––––
ALIMENTANDO O MUNDO
––––––––––––––––––––––––––––––
 
+ CITAÇíO DO MÊS -  SOLUÇÕES VERDAEIRAS INGNORADAS
“Como agricultor Afro Americano do  Mississipi que visitou e viajou muitas vezes para a África, estou pasmo de que soluções verdadeiras continuam a ser ignoradas. Nos enfrentamos crises múltiplas – financeiras, climáticas, de energia e de água. Negócios como de costume não vai resolver a crise global da fome.”
 
Sementes geneticamente modificadas mais caras, pesticidas e práticas químico intensivas não vão ajudar aos que tem fome e permitirá apenas mais lucros e controle para as empresas de sementes como a Monsantoe Syngenta.”
 
 “ Enquanto o G8 pede mais ‘livre comércio’ na agricultura e mais biotecnologia, relatórios e ações científicos pioneiros nas Nações Unidas estão ativamente pedindo uma visão diferente da agricultura. Esta teria como base métodos agroecológicos, que respeitassem os recursos de nosso planeta, e dar uma renda decente às famílias dos agricultores”-Ben Burkett, agricultora n  o Mississipi, Presidente da  Associação das Cooperativas do Mississipi, Presidente da União Nacional de Agricultores das Famílias de Agricultores, e representante Norte Americano da Comissão de alimentação da La Via Campesina.
 
+ REVOLUÇíO GENÉTICA DA ÁFRICAO Centro Africano de Biosegurança publicou  novo manual de instruções, chamado “A Revolução Verde Africana proclama a Revolução Genética” por Mariam Mayet.  O relatório diz  como a ‘Nova Revolução Verde na África, altamente elogiada desde os anos 90, recebeu novo impulso há dos anos e meio, quando as Fundações Rockefeller e Bill e Melinda Gates lançaram a aliança para uma Revolução Verde na África (AGRA – sigla em inglês).1 Mesmo que AGRA em si não incorpora lavouras  OGM, a presença ameaçadora de empresas OGM paira sobre este impulso da Revolução Verde.
 Milhões de dólares foram vertidos nos cofres de uma porção de atores cuidadosamente escolhidos, para lançar as bases para a industrialização da agricultura africana e criação de mercados para os gigantes do agronegócio. Estes jogadores da AGRA incluem grupos dos EUA tais como a Rede de Cidadãos para Assuntos  Estangeiros (CNFA – sigla em inglês) e o Centro Internacional de Desenvolvimento de Fertilizantes (IFDC – sigla em inglês). Estes grupos estão enredando com sucesso  interesses corporativos de Syngenta, Dow, Bayer, Du Pont e Monsanto no âmbito dos projetos da AGRA nos países africanos.Abrir o documento em:
http://www.biosafetyafrica.org.za/images/stories/dmdocuments/gene_revolution_brief.pdf
 
+ O GOVERNO NIGERIANO PLANEJA DOAR SEMENTES OGM AOS AGRICULTORES BASEADO EM PROPAGANDA DO ISAAAO
“Environmental Rights Action/Friends of the Earth”, Nigeria (ERA/FoEN) condenou os planos do governo de distribuir sementes OGM aos agricultores nigerianos, afirmando que a decisão é devida à insistência  das empresas de biotecnologia que querem ditar as necessidades de alimentos da Nigéria por motivos de lucros. A posição do ERA/FoEN vem nos calcanhares de uma reportagem da mídia, citando o Ministro de Ciência e Tecnologia o Dr Bako Zaku. ERA/FoEN alerta que os argumentos do ministro de como os OGMs estão se dando bem em todo mundo provêm todos de uma reportagem desacreditada do Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações da Agro biotecnologia (ISAAA) patrocinado pela indústria da biotecnologia.
http://www.vanguardngr.com/content/view/33603/43/
 
TOME UMA ATITUDE (U.S.) TIRE A PESQUISA OGM DA AJUDA ESTRANGEIRA!
A despeito da montanha de evidências de que as lavouras OGM deixaram de cumprir suas promessas, um novo projeto de lei no Senado, de uma ajuda multi-bilhionar, direciona mais dinheiro para pesquisa OGM. Esta parte do projeto de lei (o Projeto de Lei da Fome Global Lugar-Casey) é um prêmio clandestino ao agronegócio em nome de alimentar os pobres do mundo. Ele vai promover a desestabilização a capacidade do mundo em desenvolvimento de se alimentar por si mesmo, por gerações futuras.
 
Aja Agora!
Pressione ao seu senador que tire a emenda da biotecnologia – ela revê  a lei Federal de 1961  autorizando que o auxílio alimentar dos EUA inclua pesquisa em lavouras OGM.
TOME UMA ATITUDE EM:  http://action.panna.org/t/5185/campaign.jsp?campaign_KEY=27074
 
G8 É PRESSIONADO A REJEITAR OUTRA “REVOLUÇíO VERDE”
O Grupo de Trabalho dos EUA para a Crise Alimentar, grupo que representa anti-fome, agricultura familiar, segurança alimentar comunitária, meio ambiente, ajuda internacional, trabalho, justiça alimentar, consumidores e outros atores do sistema alimentar, está fazendo pressão sobre o G8 na vindoura reunião Ministerial de Agricultura em Treviso a Itália, que rejeita as políticas falhas da Revolução Verde. O movimento se apóia em um relatório, que é uma referência, da ONU e do Banco Mundial, que  promove  uma agricultura agro ecológica e sustentável, em vez de confiar em práticas químico-intensivas e em engenharia genética.
http://www.commondreams.org/newswire/2009/04/16-19
 
CIENTISTA AFIRMA QUE ORGNICOS PODEM RESOLVER PROBLEMAS DA FOME
Cuba está testando um milho OGM desenvolvido para resistir à traça dos cereais. Porém o Dr. Eduardo Francisco Freyre Roach, catedrático da Universidade de Agricultura de  Havana (UNAH), em uma entrevista no Havana Times , questiona a necessidade da abordagem OGM. Diz ele que os problemas criados em Cuba pela tal chamada Revolução Verde: “Já foi demonstrado em toda a ilha – e até as autoridades do Banco Mundial nos tem elogiado por isso – que com uma agricultura orgânica  ou agro-ecológica é possível resolver os dilemas que nos mesmos produzimos.”
http://www.havanatimes.org/?p=7770&wbExam=quid55hmq4esbuk4emf2phkag2
 
RESTO DO MÊS: NOTÍCIAS CURTAS
 
+ OGM FRACASSARAM EM IMPULSIONAR RENDIMENTO DAS LAVOURAS
Um relatório novo e importante do Dr. Doug Gurian-Sherman, ex especialista em biotecnologia na EPA  agora com a União de Cientistas Preocupados, mostra que “a despeito de 20 anos de pesquisa  e 13 anos de comercialização, a engenharia genética falhou em aumentar significativamente os rendimentos das lavouras nos EUA.”
O relatório revê a literatura sobre o rendimento das principais lavouras de alimentos/rações OGM, soja e milho.   
 
O Dr Gurian-Sherman conclui, “Se forma fazer progresso no combate à fome devido à super população e mudança climáticas, precisaremos aumentar o rendimento das lavouras. A criação tradicional supera totalmente o desempenho da engenharia genética,” Além de avaliar a história dos OGMs “Insucesso na Produção”  leva em consideração o papel, em potencial, da tecnologia no aumento da produção de alimentos nas próxima décadas.  O relatório sugere que não faz sentido apoiar os OGMs às custas de tecnologias que comprovadamente aumentaram substancialmente os rendimentos, especialmente em muitos países em desenvolvimento. Além disso, estúdos recentes  mostraram que métodos orgânicos de agricultura e semelhantes, que minimizam o uso de pesticidas e adubos sintéticos, podem mais do que dobrar o rendimento das lavouras, a um custo pequeno para os agricultores pobres nas regiões em desenvolvimento.
 http://tiny.cc/gNgsB
 
Insucesso na Produção – Perguntas Freqüentes:
http://tiny.cc/IcVzQ
 
Baixe o novo relatório “Insucesso na Produção” em:
Avaliando o Desempenho das Lavouras Geneticamente Modificadas
http://tiny.cc/eqZST
 
+ ALEMANHA INTERDITA MILHO OGM
A Alemanha interditou o plantio do MON810, única lavoura OGM cultivada em larga escala na Europa
http://www.guardian.co.uk/environment/2009/apr/14/germany-gm-crops
http://www.reuters.com/article/marketsNews/idUSLE16356920090414
http://www.spiegel.de/international/germany/0,1518,619166,00.html
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4179022,00.html
http://www.guardian.co.uk/environment/2009/apr/14/germany-gm-crops
 
+ FRANÇA ADOTA RÓTULAGEM LIVRE DE TRANSGÉNiCOS PARA CARNE E LATICÍNIOS
No dia 3 de Abril um novo rótulo com as palavras"Nourri sans OGM" (Alimentos sem OGMs), foi adotado pelo governo francês para produtos não-OGM para animais.
http://www.minefi.gouv.fr/conseilnationalconsommation/presentation.htm
 
+ AGRICULTOR ORGNICO TEME QUE SUA FAZENDA SEJA AMEAÇADA POR PROEZA OGM
Jonathon Harrington defensor dos OGMs afirma ter plantado milho PGM em sua fazenda Powys e diz ele – 30 outros agricultores – farão o mesmo este ano, em desafio à política do Governo da Assembléia do País de Gales.
Um de seus visinhos, o Dr. Paul Benham, diretor do Centro para Alimentação Sustentável, na Fundação Primrose Earth Awareness, explica porque a proeza põe em perigo sua propriedade e seu sustento, em um artigos para o Western Mail.
http://tiny.cc/g8oTn

Ponto de vista de Monty Don, ex jardineiro de TV e presidente da Soil Association (Associação do Solo) http://tiny.cc/dWhew
 

+ RESISTÊNCIA AO ROUNDUP PODERIA SIGNIFCAR 100% DE PERDA DE PRODUÇíO
Pesquisadores dos EUA descobriram que agricultores que plantam lavouras Roundup e pulverizam com Roundup ou herbicidas baseados quase exclusivamente  no glifosato  estão achando que as ervas daninhas desenvolveram resistência. Os pesquisadores afirmam que a buva gigante resistente ao glifosato pode causar perdas até 100% da lavoura.
Resumo em:
http://news.uns.purdue.edu/x/2009a/090414JohnsonSurvey.html
Comunicado da Purdue University:
http://www.physorg.com/news158944886.html

+ ATAQUE DAS SUPER ERVAS DANINHAS
Os agricultores do Illinois estão se preparandp para a sua batalha anual com as super ervas daninhas resistentes ao Roundup. O agrônomo o Dr Charles Benbrook afirma,  “Nossa pesquisa mostra que para cada acre de semente Roundup Ready aplicada, dois terços a três quartos de libra a mais de herbicida por acre é usado do que para as sementes convencionais. Os agricultores estão só agora começando a enfrentar um problema serio de resistência.”
 
 Benbrook também comenta o custo crescente de fazer uma lavoura – seja milho ou  soja. “Este ano provavelmente estar-se-a a ver a primeira saca de $300 (aproximadamente 50 libras) de (milho OGM). Agricultores que costumavam gastar entre $15 e $20 por libra de semente por acre agora estão gastando $100.”
http://www.pjstar.com/business/x90676933/Attack-of-the-Superweeds
 
Um projeto de lei aprovado pela legislatura do estado do Kansas no dia 3 de Abril, que impediria que qualquer lacticínio nacional de rotular corretamente que seus produtos como livres do hormônio de crescimento bovino OGM  da Monsanto (rbGH ou rbST).
Leia a história do rbGH de Jeffrey Smith:
Parte 1 : Parte 2: Parte 3:http://www.huffingtonpost.com/jeffrey-smith/monsanto-forced-fox-tv-to_b_186428.html
 
+ “NíO HÁ MOTIVO RAZOÁVEL” PARA ALERTAR SOBRE O PERIGO DO PCB – FUCIONÁRIO DA MONSANTO
Em um julgamento sobre os PCBs em Birmingham, estado do Alabama, mostrou-se a William Papageorge funcionário da Monsanto há 30 anos  um vídeo em ele e outros funcionários decidiram “que não havia motivo razoável” para informar aos moradores de Anniston (uma cidade poluída pela Monsanto com PCBs) sobre os PCBs ou seus efeitos. Durante aquele tempo a empresa testou peixes em riachos locais e encontrou altos níveis de PCBs, porém optou em não informar as pessoas que rotineiramente comiam peixes dos riachos.
http://www.annistonstar.com/breaking/2009/as-localupdate-0409-0-9d09m0245.htm
 
+ EUA:
MAIS AGRICULTORES DEVEM PLANTAR SOJA NíO OGM ESTE ANO
Sementes mais baratas e bonificações lucrativas para soja não OGM estão compelindo mais agricultores a plantar soja não OGM este ano, afirma Jim Beuerlein, agrônomo da Extensão da  Universidade do  Estado do Ohio.  
http://tiny.cc/O4jNw
http://uk.reuters.com/article/behindTheScenes/idUKTRE52C5AB20090313
 
+ OBSTRUÇíO AOS JULGAMENTOS OGM NA AUSTRÁLIA OCIDENTAL
Movimentos do Governo da Austrália Ocidental (WA) de permitir teste de canola OGM em larga escala, foram bloqueados no Senado da WA, tornando o plantio da canola OGM ilegal na WA. Porém Terry Redman Ministro da Agricultura e da alimentação assinou uma injunção derrubando o voto do Senado.
http://www.truefood.org.au/newsandevents/?news=38
http://fw.farmonline.com.au/news/state/grains-and-cropping/general/redman-overtu rns-rejection-of-gm-trials/1486017.aspx
 
+ WWF  NOVAMENTE SE  ALIA Á INDÚSTRIA OGM
WWF há muito alega ser contra a tecnologia OGM, apesar de ter-se aliado na Mesa Redonda para Soja Responsável, a tais como Monsanto e Syngenta. Agora porém formou uma nova aliança com a empresa de biotecnologia Novozymes, que produz enzimas OGM.
COMENTÁRIO DE GM Watch : Existe meia década de experiência na produção de emzimas naturais que muitas das mesmas coisas. OGMs não são necessários.  E estas enzimas acabarão na alimentação se forem usadas na produção de alimentos.
http://www.novozymes.com/en/MainStructure/AboutUs/March